arquitetura
EDIFICAÇÕES
Técnicas construtivas
Memória de aula 03
MARCAÇÃO DE OBRA
1. LOCAÇÃO DA OBRA
A locação de uma obra consiste em marcar no solo a posição de cada um dos elementos constitutivos da obra, reproduzindo em tamanho natural o que a planta representa em escala reduzida. A execução da locação, sempre na presença do engenheiro ou arquiteto, deve ser feita com o maior rigor possível, utilizando equipamentos e técnicas que garantam o perfeito controle das dimensões do edifício. Deve-se dar preferência a equipamentos eletrônicos (teodolitos, níveis a laser) e materiais de boa qualidade (tábuas, pontaletes, marcos, tintas), lembrando que a locação é o ponto de partida da obra e que definirá todo o controle da edificação.
A locação do edifício deve ser iniciada pelos elementos da fundação (estacas, tubulações, sapatas isoladas ou corridas, entre outros). Depois de executadas, pode ser necessária a locação das estruturas intermediárias (blocos e baldrames). Estes elementos são demarcados pelo eixo, definindo-se posteriormente as faces, se necessário. Por exemplo, sapatas corridas, baldrames e alvenarias. No projeto de implantação, o edifício sempre está referenciado a partir de um ponto conhecido e previamente definido. A partir deste ponto, passa-se a posicionar (locar) no solo a projeção do edifício desenhado no papel.
É comum ter-se como referência os seguintes pontos: · o alinhamento da rua;
· um poste no alinhamento do passeio;
· um ponto deixado pelo topógrafo quando da realização do controle do movimento de terra; ou· uma lateral do terreno.
Página
1
Para ilustrar estes referenciais, suponha a necessidade de implantação de uma casa térrea de área 10x15m², em um terreno de 20x40m² de área.
Neste caso, no projeto de implantação, deverá existir um referencial fixo a partir do qual seja possível definir o perímetro da casa e os seus recuos com relação aos limites do terreno. Este referencial