Construção de edificios
Lavatório: Deve permitir a aproximação frontal estando suspenso, sem coluna ou gabinete de sustentação, fixado a 0,80 m do piso, e com altura livre de 0,70 m. Sifão e tubulação devem estar situados a 0,25 m da face externa frontal, com dispositivo de proteção. O comando da torneira a 0,50 m no máximo da face externa frontal do lavatório . As torneiras devem ser do tipo monocomando, acionadas por alavanca, célula fotoelétrica ou similar. O uso de barras é facultativo (para pessoas com mobilidade reduzida não precisarem se apoiar no lavatório).
Banheiros adaptados atendem a quem utiliza cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos, próteses e também a quem precisa de apoio, como idosos e crianças.
Os sanitários para portadores deficiência física devem ser facilmente acessados, ficando próximo das circulações principais e sinalizados. As normas que devem ser obedecidas estão na NBR9050 (Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, Espaço, Mobiliário e Equipamentos Urbanos).
Sanitários públicos: do total deles em um edifício, 5% devem ser adaptados.
Considerações gerais:
◦ Armários: mínimo 30cm do piso, deixando livre a extremidade inferior. Altura máxima 1,20m a partir do piso e puxadores e fechaduras entre 80 e 100cm;
◦ Cabideiros devem ficar entre 80cm e 1,20m do piso, assim como registros;
◦ Desnível máximo para o piso: 1,5cm
◦ Dispositivo de Sinalização de Emergência: poderá ser instalado perto do box ou da bacia a uma altura de 40cm do piso, para acionamento em caso de queda.
Para ilustrar seguem alguns modelos. O objetivo é transmitir algumas noções básicas que auxiliam na colocação de barras de apoio, espelhos, bacias, pias e chuveiros. Para mais informações e vários detalhes adicionais consulte a NBR9050 ou um profissional especializado (link ao final do texto).
Módulo Básico
◦ Dimensão: o ideal é 1,50m X 1,70m mas poderá medir 1,50m X 1,50m (media mínima e neste caso a porta