Construção civil
Desde o início da humanidade, o homem tratou de melhorar sua moradia. Quando morava nas árvores, após cansar-se de se molhar com as chuvas e construiu uma coberta de folhas, criou uma "nova tecnologia". Mais para frente, utilizou troncos e ramos de árvore para construir uma cabana e assim criou outra "nova tecnologia".
Assim por diante foi se aprimorando até nossos dias.
No século XXI, a construção civil entrou na era da tecnologia de ponta. Novos materiais e sistemas reduzem o tempo de obra e diminuem os custos finais proporcionando que uma maior parte da população tenha acesso a moradias dignas e de baixo custo.
Novas tecnologias substituem materiais tradicionais por outros alternativos proporcionando redução de custos, aumentando o conforto ou preservando a natureza.
As esquadrias de madeira são substituídas por ferro ou alumínio diminuindo o desmatamento. E mais recentemente por esquadrias de PVC com alto índice de isolamento acústico proporcionando mais conforto e durabilidade principalmente em áreas marítimas sujeitas à maresia.
Os tijolos cerâmicos queimados utilizando carvão vegetal, óleo diesel ou eletricidade podem ser substituídos por tijolos de solocimento sem cocção, que além de ser ecologicamente corretos, diminuem o tempo de obra e dispensam revestimentos executados com cimento.
Estruturas de concreto, consomem muito material e tempo e podem ser substituídas por estruturas de aço pré-fabricadas diminuindo tempo de obra e os custos finais.
Fonte: http://www.quatrocantos.com/arquitetura/arquitetura_construcao/novas_tecnologias.htm
Acessado em 30 de outubro de 2009.
A construção civil assim como outros ramos se aprimorou com o passar do tempo. O que se vê na maioria das obras é a grande preocupação com o custo, deixando de lado muitas vezes a qualidade. Apesar da tecnologia ter baixado muito os custos dos materiais e processos de construção, o tempo em que se deseja executar certas obras, pode também