Construção civil
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS – IFTO / CAMPUS GURUPICURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM EDIFICAÇÕES
REGIANE VICTOR DA SILVATINTAS NA CONSTRUÇÃO CIVILGURUPI, TOFEVEREIRO/2013 | REGIANE VICTOR DA SILVATINTAS NA CONSTRUÇÃO CIVILTrabalho apresentado ao Curso Técnico Subsequente em Edificações do Instituto Federal do Tocantins – Campus Gurupi, como requisito parcial para a obtenção de nota na Componente Curricular Materiais de Construção. Profª.: FernandaGURUPI – TO FEVEREIRO/2013 |
TINTAS PARA CONSTRUCAO CIVIL
1. Definição
O termo tinta para construção é um nome coletivo muito usado para resina alquídica ou tintas com base de emulsão acrílica. Elas são usadas para revestimento de madeira e metal, para janelas, portas radiadores e pisos. A tinta de construção é usada para aplicações em interiores e exteriores, portanto há uma alta exigência de fonte de materiais e processos de fabricação, mesmo no pré-tratamento da superfície e a “pintura” pelo pintor.
As tintas são materiais geralmente líquidos ou em pó solúvel, constituído de veiculo, pigmentos, solventes e aditivos. Os pigmentos são partículas (pó) sólidas e insolúveis, que podem ser divididos em dois grandes grupos: ativos e inertes. Os pigmentos ativos conferem cor e poder de cobertura à tinta, enquanto os inertes (ou cargas) se encarregam de proporcionar lixabilidade, dureza, consistência e outras características.
O veiculo, constituído por resinas, é responsável pela formação da película protetora na qual se converte a tinta depois de seca. Os solventes são utilizados em diversas fases de fabricação das tintas, ou seja, para facilitar o empastamento dos pigmentos, regular à viscosidade da pasta de moagem, facilitar a fluidez dos veículos e das tintas prontas na fase de enlatamento.
Na obra empregam-se solventes para melhorar a aplicabilidade da tinta, alastramento, etc. Entre os solventes mais