Blocos econômicos-
INTRODUÇÃO
Esta Pesquisa considera a atual tendência rumo à constituição de novos blocos econômicos a partir do ponto de vista da experiência africana. Seu objetivo é revisar brevemente os diferentes momentos e aspectos envolvidos na criação e desenvolvimento de um Mercado Comum Africano. Inclui algumas observações políticas, econômicas e históricas sobre os desafios e oportunidades para o contínuo desenvolvimento de uma comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
SADC
Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral
A SADC Southern AfricaDevelopmentCommunity(Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) é um bloco econômico formado pelos países da África Austral. São eles: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue.
Países que fazem parte da SADC
A Southern AfricaDevelopmentCommunity como é chamada oficialmente, se originou em 1992 a partir da transformação da SADCC, criada desde 1980 e que era constituída por nove nações. Atualmente, a SADC é formada por 14 países-membros, totalizando um PIB de cerca de 226 bilhões de dólares e uma população de 210 milhões de pessoas.
Os objetivos do bloco é, em síntese, proporcionar o crescimento das economias dos países africanos e conseqüentemente, o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida de seu povo. Outros objetivos não menos importantes são: a promoção da paz e da estabilidade da região, do desenvolvimento sustentável e do combate à AIDS; e a reafirmação dos legados sócio-culturais africanos.
Esses países, com exceção da África do Sul, que se situa em um grau bem mais elevado de desenvolvimento econômico, passaram a adotar medidas para alcançar o mercado regional, sendo que nesse caso, o desenvolvimento da indústria local é fundamental para a diminuição da dependência dos produtos estrangeiros. Dessa forma, a produção desses países referidos tem se