construção civil
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
NOTAS DE AULAS DA DISCIPLINA
CONSTRUÇÃO CIVIL
ASSUNTO: ESQUADRIAS
(última revisão em abril de 2002)
PROF. CARLAN SEILER ZULIAN
ELTON CUNHA DONÁ
CARLOS LUCIANO VARGAS
abril de 2002
2/30
ESQUADRIAS
1 – INTRODUÇÃO
2 – CONDIÇÕES GERAIS
3 – PORTAS DE MADEIRA
4 - JANELAS DE MADEIRA
5 - PORTAS METÁLICAS DE FERRO E AÇO
6 - JANELAS DE FERRO E AÇO
7 - ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO
8 – FERRAGENS
9 – VIDROS
GLOSSÁRIO
NORMAS TÉCNICAS
BIBLIOGRAFIA
1 – INTRODUÇÃO
As esquadrias e caixilhos, compostas com vidros ou outros materiais transparentes ou translúcidos, são considerados elementos de fechamento de vãos em edificações e fazem parte dos acabamentos, ou seja, são executados nas etapas finais de uma obra. Sendo assim é comum, nessa fase da obra, a percepção de defeitos das etapas anteriores pela falta de prumo, nivelamento e alinhamento, fatores estes que a colocação das esquadrias apontarão, exigindo muitas vezes a execução emergencial de retrabalhos na obra antes da instalação de portas e janelas. Da mesma forma, a qualidade dos serviços e dos materiais empregados serão imediatamente colocadas à prova na ocupação da edificação, pois o mau funcionamento na abertura ou fechamento desses elementos é facilmente detectável pelos usuários, assim como na seqüência, com o uso freqüente, na sua durabilidade e desempenho contra intempéries, ruídos e ações externas.
Em termos práticos, o termo esquadria é usado para a designação genérica de todos os sistemas de vedação de vãos com portas, janelas, persianas e venezianas, executados em madeira ou plástico; e o termo caixilho é usado para identificar toda a vedação de vãos por meio de portas e janelas executados em metal, seja de ferro ou alumínio.
2 – CONDIÇÕES GERAIS
De acordo com o projeto, as esquadrias e caixilhos de portas e janelas devem atender as especificações e detalhes estabelecidos em normas técnicas, as
exigências