Construção Civil Brasileira
A utilização do sistema construtivo pré-fabricado em concreto proporcionou um grande avanço neste sentido. Ele facilita o gerenciamento, revela ganhos e garante o controle da obra nas diversas etapas do empreendimento. Em vez da intensiva fiscalização, o gestor passa a traçar metas e acompanhar resultados. O tempo que seria necessário para executar uma tarefa muito importante (estrutura), porém de valor relativamente menor em uma construção (15% a 20%), passa a ser utilizado na viabilização do negócio, na comercialização, no marketing, nas instalações e no acabamento.
Para exemplificar. Na execução de um empreendimento escolar, que contemplou cinco blocos, sendo quatro para salas de aula e um para estacionamento, com área total de 43.109m² e um volume de 4.795m³ de concreto para a estrutura pré-fabricada.
A estrutura pré-fabricada foi executada em um prazo de seis meses, mobilizando um total de 155 pessoas (150.000 horas/homens), das quais 25 participaram diretamente da montagem do pré-fabricado.
Se a estrutura fosse executada no sistema convencional, o prazo dobraria e a quantidade de pessoas envolvidas aumentaria para 250 trabalhadores (550.000 horas/homens).
Um menor número de pessoas envolvidas na obra diminui o tempo de exposição das mesmas ao risco de acidentes.
Devido à maior velocidade na execução da estrutura, a construtora obteve ganhos significativos como: equipe de fiscalização e suprimentos reduzida, segurança financeira, gerenciamento simplificado.
Ao empregar o sistema pré-fabricado, a gerenciadora ganha espaço no layout do canteiro de obra, pois não necessita de estocagem de grandes volumes de