A importancia da construção civil para a economia brasileira
Cimara Momm
Prof. Antônio Salésio Costa
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Ciências Contábeis ( CTB0054)- Empreendedorismo
23/11/2011
RESUMO
É notória a importância da Construção Civil na economia brasileira, além da importância econômica, a atividade da construção civil no país tem relevante papel social. Devido a geração de empregos proporcionados pelo setor e também ao elevado déficit habitacional que tem representado um custo social extremamente elevado. É responsável por um grande volume de tributos arrecadados sobre a produção no país. A mesma, sozinha, é responsável por uma grande porcentagem do PIB brasileiro. Mas, apesar de sua importância, a Construção ainda apresenta baixos índices de produtividade.
Palavras-chave: Construção Civil. Economia Brasileira. Papel Social.
1 INTRODUÇÃO
A Construção Civil Brasileira tem papel importante no processo de desenvolvimento do Brasil: a atividade construtora é uma das responsáveis pela criação das próprias bases da moderna sociedade industrial, assumindo a função de montagem da infra-estrutura econômica e social indispensável ao prosseguimento do processo de industrialização.
O setor ainda serve de maneira eficaz para retomar o crescimento e diminuir o desemprego dado sua capacidade de gerar vagas diretas e indiretas no mercado de trabalho, absorvendo uma boa percentagem da mão-de-obra nacional. A indústria da construção pode contribuir de modo decisivo, para a solução de diferentes problemas estruturais que afligem o Brasil, ou seja, como forma de suprir o déficit habitacional.
Clareiam-se, assim, o papel estratégico deste setor em dois aspectos importantes de nossa sociedade, o déficit habitacional e o desemprego, que fazem parte de nossas preocupações.
2 A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Essa importância da indústria da construção fica evidente quando atentamos para algumas características estruturais: