Construindo um termometro
Instituto Federal da Bahia
21/07/2014
Alan Ramos e Caíque Pereira Turma : 6822
Curso Mecânica
Pensata
Em geral os sofistas são considerados os primeiros filósofos do período que existiu antes de Sócrates. Entretanto eles se opunham a filosofia pré-socrático e ensinavam coisas ditas como erradas naquele tempo pela maioria das pessoas envolvidas nesse determinado contexto da sociedade, ou seja ensinavam coisas erradas e estavam propagados em ensinar a sua verdade muito mais o que ensinar o que seria uma verdade absoluta.
Eles viajavam de cidade em cidade procurando estudantes e seguidores , e usavam a aparição publica para atrair a atenção de todos, e cobravam também uma pequena taxa para educar formalmente os que os seguiam, coisa que não era comum no século V. Os sofistas pelo meu entendimento e pelas pesquisas feitas, tinham um enorme poder de persuasão e tinham técnicas para o ensino da sua dita verdade e utilizavam técnicas da retórica e argumentos na tentativa de convencer que estava contra eles no discurso, esse estilo de pensamento foi adquirido no período pré-socrático.
Para os sofistas um argumento mesmo que seja certo pode ser debatido por outro argumento com tentativa de persuasão. Para eles não existia uma verdade absoluta e a verdade era independente do que você acreditasse, então não se podia dizer o que era certo e errado. Os eiriticos eram defensores das técnicas de indução do oponente num discurso a dedução apressada e vencer a qualquer custo o discurso, ou seja eles usavam alguns tipos de artimanhas para vencer.
Um exemplo atual de persuasão em massa são os políticos e seus partidos, que utilizam varias técnicas para iludir seus candidatos e fazer eles acreditarem nele.
Diversos sofistas criticaram e questionaram a sabedoria adquirida pelos deuses e argumentaram que as praticas culturais existiam em função de convenções e que a moralidade e a imoralidade de um ato não pode ser julgado pois