construcao civil
1 – Existe a ocorrência de diversas variedades de feijoeiro nas quais podem ser destinadas as mais variáveis utilizações. Qual a importância econômica e social do feijoeiro comum?
R- Cultivado por pequenos e grandes produtores, em diversificados sistemas de produção e em todas as regiões brasileiras, o feijoeiro comum reveste-se de grande importância econômica e social. Dependendo a cultivar e da temperatura ambiente, pode apresentar ciclos variando de 65 a 100 dias, o que o torna uma cultura apropriada para compor, desde sistemas agrícolas intensivos irrigados, altamente tecnificados, até aqueles com baixo uso tecnológico, principalmente de subsistência. As variações observadas na preferência dos consumidores orientam a pesquisa tecnológica e direcionam a produção e comercialização do produto, pois as regiões brasileiras são bem definidas quanto à preferência do grão de feijoeiro comum consumido. Algumas características como a cor, o tamanho e o brilho do grão, podem determinar o seu consumo, enquanto a cor do halo pode também influenciar na comercialização. Os grãos menores e opacos são mais aceitos que os maiores e que apresentam brilho. A preferência do consumidor norteia a seleção e obtenção de nova cultivar, exigindo destas não apenas boas características agronômicas, mas também valor comercial no varejo.
2 – O feijoeiro é uma cultura de grande potencial produtivo, porem no Brasil ainda e produzido em baixa escala. Quais as causas deste baixo índice de produtividade?
R- Os produtores são prejudicados porque têm dificuldades para obter informações e acabam tendo prejuízos na venda de suas produções. Desta forma, não arriscam fazer investimentos que poderiam tornar a cultura mais eficiente e segura Os principais reflexos estão relacionados com a redução relativa na renda total dos produtos agrícolas, uma maior participação de feijão importado no abastecimento interno, maior exigência de qualidade do feijão ofertado alem disso o alto custo de