constituição e seus 25 anos
A Constituição de 1988 foi um avanço, um marco, um símbolo da conquista de todos os brasileiros.
A Constituição não é perfeita. Mas também é verdade que redigir uma constituição é trabalho para momentos históricos especiais-aqueles em que uma sociedade passa por ruptura ou transição.
Fora dessas circunstâncias, o trabalho de uma Assembleia Constituinte, em vez de expressar uma a vontade comum, construída em meio aos ruídos e as duras penas, pode expressar tão somente a vontade do grupo político momentaneamente mais forte. ¨soa aventureiro e ate mesmo irresponsável clamar por uma constituinte ou querer colocar um termo nesta constituição.
A carta de 1988 é o marco da redemocratização do pais , e nem seus críticos questionam sua legitimidade .Bem ou mal , o texto proporcionou o mais longo período ininterrupto de democracia que o país já atravessou .
A carta de 1988 já nasceu sob críticas. ¨Alguns estudiosos previam que ela não duraria nem cinco anos ¨,diz. Ao contrario, ela tem ajudado o país a construir uma base de governança e pelo menos parcialmente motivou iniciativas para tornar a sociedade mais justa.Há um longo caminho pela frente, mas por ser flexível e contar com mecanismo para sua reforma , o Brasil pode seguir com ela nessa caminhada ¨.
Constituição de 1988, sua promulgação por uma Assembleia Constituinte democraticamente reunida e trabalhando sob o signo do entendimento entre correntes ideológicas contrárias foi mesmo uma conquista, a começar pelo título, a reinstituição no Brasil, depois de 21 anos de expressão, princípios basilar das sociedades democráticas. É a partir dessa liberdade que todas as outras ganham existência plena.