Constituição do Período em Língua Prtuguesa
1898 palavras
8 páginas
Pontifícia Universidade Católica do ParanáEscola DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL
dayane kociolek alves cordeiro debora aparecida do nascimento jessica karollayne pinheiro lopes
aulas dialogadas: constituição do período
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Graduação em Letras Português / Espanhol da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, desenvolvido para a disciplina de Iniciação à Sintaxe. Turma: U – 4° período. Turno: Noturno.
Orientadora: Prof. Dra. Cristina Yukie Miyaki Fuchs
Curitiba
2014
1 período
De acordo com Bechara (1985), Cunha (2008) e Dequi (1995), período é uma expressão do pensamento, um conjunto oracional cuja enunciação se inicia com maiúscula e termina por silêncio ou pausa bem definida, demarcado na escrita através de sinais gráficos, como ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, etc. Sendo assim, Carone (2001) expõe que a análise sintática do período procura estabelecer as relações sintáticas entre as orações que o formam.
Para Dequi (1995), será chamada de período simples (absoluta) a frase constituída de uma única oração, e período composto a frase compreendida de duas ou mais orações. No período composto, podem aparecer três tipos de orações: oração principal1, oração coordenada e oração subordinada. Essas proposições se vinculam entre si por meio de conectivos inter oracionais, denominadas conjunções.
Obedecendo a maneira como se organizam e estabelecem relações entre si, o período composto se caracteriza por duas estruturas: Coordenação e Subordinação. Quanto às suas relações sintáticas dentro do período composto, as orações podem ser independentes e dependentes (BECHARA, 1985). Para o presente trabalho, o enfoque visa o Período Composto por Coordenação.
2 período composto por coordenação
Segundo Faraco e Moura (1999), o prefixo co- da palavra coordenação indica companhia, igualdade, logo, coordenar significa “ordenar junto, lado a lado”. Portanto, período