constantino- jogo da latinha
É o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para venda a o mercado (aplicável a bens e serviços). Não se refere apenas aos bens físicos e materiais, mas também a serviços, como comercio e outras atividades.
No processo de produção, diferentes insumos ou fatores de produção são combinados, de forma a produzir o bem ou serviço final. As formas como esses insumos são combinados constituem os chamados métodos de produção, que podem ser intensivos em mão- de –obra, em capital ou em terra.
O empresário, ao decidir o que produzir, como e quanto, com base nas respostas do mercado consumidor, variará a quantidade utilizada dos fatores, para com isso variar a quantidade produzida do produto.
Porém, a noção económica de produção, implica a utilidade dos bens produzidos. Assim, do ponto de vista económico, constituirá uma ação de produção toda aquela que torne um objeto útil e, portanto, faça aumentar a sua utilidade ou ainda é a criação de bens e serviços para suprimir as necessidades do ser humano.
Os produtos são assim os vários bens e serviços úteis que resultam do processo de produção e que ou são consumidos, ou são utilizados num produto posterior.
As atividades produtivas abrangem ramos básicos de produção, como: indústria, comércio e transportes. À medida que os processos económicos se tornaram mais complexos foram-se acrescentando outros, nomeadamente, a produção de bens imateriais que também são de natureza económica. Tendo em conta a definição supracitada, constituem operações de produção, várias atividades, entre as quais os seguros, o crédito, o armazenamento, a venda, o marketing, a distribuição, a comunicação e a prestação de serviços, pois todas estas atividades acrescentam valor ao bem inicial, fazendo aumentar a sua utilidade.
As produções podem ser expressas nas relativas espécies. Através do número de unidades, do peso, das áreas, dos volumes dos bens produzidos. E pode também a produção ser manifesta em