Consorcio Nacional Concepción
O Edifício Consorcio Nacional Concepcion é um projeto do Arquiteto chileno Henrique Browne, está localizado na movimentada esquina de San Martin com Lincoyan, em frente à Igreja Santo Domingo no Chile.
Possui uma “Arquitetura Moderna, que foi projetada para o local e que não poderia estar em outro local”,( frase dita pelo arquiteto).
Em 2004, o edifício recebeu o prêmio de melhor obra de arquitetura e urbanismo, concedido pela prefeitura da cidade e se tornou uma das maiores atrações verde em Concepcion.
Possui localização privilegiada, pois está próximo ao oceano, ao Rio Bio-Bio e também às Colinas Verdes Caracol Grande.
Projeto Inicial
A primeira idéia para projeto era um edifício triangular coberto de cobre, com um ângulo agudo que enfatizaria a esquina suspensa para aumentar a área pública. Dos lados norte e oeste do edifício, uma pele dupla vegetal protegeria o edifício do sol.
Porém esta idéia foi descartada devido a problemas com a distribuição interna.
Projeto Final
Então a nova idéia foi um "simples corpo retangular”, mas manteve-se a idéia do uso da pele vegetal para proteção da insolação.
Características Construtivas e Estruturais
Os materiais utilizados na concepção do edifício foram painel de concreto reforçado, vidro, madeira, mármore e painéis metálicos ondulados.
Na porção frontal, um volume envidraçado e suspenso, abriga os andares administrativos, com aberturas voltadas para oeste, norte e leste.
É revestido externamente por lâminas horizontais de madeira, recoberto por densa camada vegetal, constituída por espécies de folhagens pequenas dispostas seqüencialmente na direção vertical das fachadas.
No embasamento do bloco administrativo, halls de pé-direito duplo são delimitados pelos pilares circulares e por painéis verticais de transparentes.
. É Revestido por faixas alternadas de mármore e madeira no piso e nas paredes, e por painéis metálicos ondulados