Considerãções finais sobre sociologia
Esta pesquisa procurou abranger especificamente os diferentes procedimentos investigativos da sociologia de forma que seja possível abordar e entender os processos de aprendizagem que constitui a educação de jovens e adultos, para a formação do sujeito.
Esta análise também buscou apontar o surgimento da sociologia enquanto ciência e enquanto disciplina no Ensino Médio, por compreender ser relevante e necessária para um conhecimento mais amplo do objeto deste estudo.
Desta forma foi possível entender, pelo menos, de uma forma geral, as características que marcam o processo de ação metodológica da Sociologia e sua contribuição para a formação dos jovens no Ensino Médio. Neste ponto de vista, reforçando as palavras introdutórias desta Monografia, é possível perceber, entender e comprovar a mudança de conceito desse tipo de ensino, bem como os desafios e as demandas referentes à formação dos jovens para o mercado de trabalho, seja na educação formal da alfabetização de adultos, do ensino médio ou na formação do ensino superior.
Contudo, se para Durkheim, (Pereira, 1995, p.42 apud Aranha, 2001, p. 167) “a educação satisfaz, antes de tudo, as necessidades sociais”, para Bomeny (2001, p. 60), “temas como mobilidade e exclusão sociais compuseram a agenda política de grupos e movimentos sociais, trazendo a precária situação de oferta da educação para uma dimensão predominantemente social.” A Sociologia, portanto, oferece conteúdo intelectual e legitimidade científica para uma compreensão a respeito daquilo que se propõe a investigar.
No segundo capítulo do Trabalho podemos conhecer um pouco mais sobre questões relativas à importância da Sociologia para o campo da educação. Foi discutido, ainda, a respeito do ressurgimento da Sociologia como disciplina imprescindível para a Educação do Ensino Médio e a sua importância para a transformação do mundo pós Segunda Guerra Mundial.
E, por último, foram estudados alguns aspectos