Considerações sobre ética e cidade
CONSTRUINDO O INSTITUTO DIREITO À CIDADE
Primeiro semestre de 2014
Universidade Federal de São Carlos
ATA 06/05
Tema: Ética e Cidade
Professor(a) palestrante: Cibele Risek e Wolfgang Leomar
Aluno: Thalles Vichiato Breda, 4ºano de Ciências Sociais.
Área de interesse: Sociologia Urbana
----//----
Reflexões sobre a palestra.
O tema ética e cidade contemporaneidade. Um apresenta pelo fato do apresenta um conflito particulares/privados. é fundamental para se discutir o que é o urbano na dos principais conflitos na sociedade contemporânea se sistema econômico ser capitalista. O sistema capitalista inevitável entre os interesses universais/públicos e
A sociedade, hoje, está centrada totalmente na cidade, lugar que se mostra como palco de interesses e conflitos. O capitalismo, como vivenciamos no Brasil, procura extrair o máximo de lucro a qualquer custo, sem dar muita importância ao social. Desta maneira o capitalismo se apresenta como importante defensor dos direitos privados, em prol de uma pequena elite abastada. Por outro lado, o Estado deveria defender os direitos universais, que representa o público, o coletivo.
Portanto a tensão entre o público e o privado, como assistimos no Brasil, se apresenta de forma muito drástica. Conforme Wolfgang destacou na palestra, o golpe de 64 foi a demonstração clara deste conflito. Quando foi proposto grandes mudanças estruturais no país, que beneficiariam de maneira geral o coletivo, aconteceu o golpe como uma saída entre essa tensão em benefício do privado. Houve então uma privatização da vida pública e a liberação da acumulação privada. O incentivou ao privado se deu a nível nacional. Durante os 21 anos de ditadura, criou-se um habitus que se reflete neste autoritarismo em defesa do privado e não do coletivo. Os interesses particulares estão galgados pela acumulação de riquezas, logo pela exploração da força de trabalho.
O