desenho tecnico
APOSTILA
INTRODUÇÃO / NORMAS TÉCNICAS
INTRODUÇÃO
Histórico
Antes mesmo da linguagem falada, a expressão gráfica foi a primeira forma de comunicação humana, desde os primórdios da civilização o homem utilizou o desenho como instrumento de comunicação.Mesmo depois da introdução da linguagem escrita o desenho continua sendo uma forte expressão na comunicação humana.
Pintura Rupestre
Gruta de Lascaux, França
Fonte: PUTNOKY
Conceito
O Desenho é a ciência e a arte de representar, graficamente objetos e idéias através de linhas, cores e formas à mão livre ou com instrumentos e materiais adequados. É uma descrição gráfica que nos fornece, mediante linhas a imagem de um objeto que dificilmente poderia ser explicado com palavras.
Classificação
1. Desenho Técnico
Possui como característica principal a precisão absoluta. Pode ser subclassificado em:
Desenho Mecânico: Representa projetos de máquinas;
Desenho Arquitetônico: Representa projetos para construção civil; Desenho Topográfico:
Representa levantamentos topográficos; Desenho Cartográfico: Representa cartas e mapas...
2. Desenho Artístico
É a representação gráfica da livre expressão da criatividade, podendo ser classificado em Natural, abstrato, ornamental e publicitário.
3. Desenho Projetivo
É a representação de figuras sólidas, ou seja, de três dimensões, em um plano.
4. Desenho Geométrico
É a representação gráfica com precisão absoluta, de figuras planas, ou seja de até duas dimensões. Baseia-se portanto na geometria plana.
Normas Técnicas
Todo desenho é executado dentro de padrões estabelecidos e regras de conhecimento geral, que permitem seu entendimento por todos que o utilizem. As Normas técnicas surgem então como a legislação do desenho técnico, sem as quais este não pode existir.
Segundo Montenegro (2001) o desenho técnio não pode ficar sujeito aso gosotos e caprichos de cada desenhista, pois o objetivo do desenho é ser utilizado por um