Considerações sobre o uso do piercing lingual
Resumo do artigo: Considerações sobre o uso do piercing lingual
Introdução
No passado, o uso de piercing corporal por diversos povos ao redor do mundo estava relacionado a ritos culturais e religiosos. Tal justificativa, no entanto, foi perdida ao decorrer do tempo, e atualmente os jovens utilizam o piercing apenas como um enfeite qualquer.
Dentre os piercings corporais mais utilizados, destaca-se o piercing lingual, que vem se popularizando. Estes piercings geralmente são feitos de ouro, prata e aço cirúrgico, mas se sabe que nenhum deles é totalmente seguro. Esses metais, na cavidade oral, podem causar inúmeras complicações, como cicatrizes, fraturas dentais, reações alérgicas ao material, infecções etc.
Diante do uso crescente do piercing lingual, pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, realizaram um estudo a fim de investigar as consequências do uso do adorno nos cidadãos de Araraquara, São Paulo.
Métodos Em Araraquara, existem cinco estabelecimentos que aplicam piercings, sendo que destes, apenas dois permitiram a realização da pesquisa, fornecendo acesso à lista de pessoas que haviam colocado piercing lingual nesses estabelecimentos. A amostra utilizada para a pesquisa consistia em cem indivíduos, de ambos os sexos e com idade igual ou maior que 18 anos.
Resultados e Discussão A idade média dos participantes do estudo foi de aproximadamente 20 anos. A maioria deles pertencia ao sexo feminino e apenas sete afirmaram não estar mais usando o piercing. Quanto ao tempo de uso, cinqüenta e sete indivíduos disseram usar o piercing lingual há mais de um ano. Isto revela que as pessoas insistem no uso do enfeite, apesar dos problemas acarretados pelo mesmo. O tempo de cicatrização do local, para cinqüenta e nove pessoas, foi inferior a quatro semanas. Todavia, para três pessoas esse período excedeu doze semanas, o que provavelmente deveria estar associado à dor e