CONSIDERAÇÕES SOBRE OS VÍDEOS “O PODER DA ARTE” DE SIMON SCHAMA
1) Contextualize o período no qual os artistas apresentados no vídeo, viviam (artístico/político/social).
Caravaggio e Bernini viveram em um período em que a Igreja Católica estava sofrendo com a ascensão do protestantismo. Roma estava passando por uma fase difícil com a peste bubônica, e além de imundície, havia ainda pobreza e falta de comida. Eles viveram no período barroco, e eram artistas barrocos.
Rembrandt vivia na Holanda em um período chamado “Século de Ouro dos Países Baixos” pelos historiadores, pois a influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa atingiram seu ápice. Também era barroco.
2) Descreva diferenças e semelhanças da obra de Caravaggio, em relação com obras de pintores Renascentistas como Rafael e Leonardo da Vinci.
Caravaggio, em vez de basear sua técnica de pintura em artistas como Rafael e Leonardo da Vinci, não desenhava, somente pintava o que via. Ele não tentou atingir a forma perfeita e a beleza ideal, assim não produzia obras com a “beleza refinada” dos pintores Renascentistas. Produzia o naturalismo intenso, que contrastava com o idealismo renascentista. Sua pintura apresentou uma oposição consciente ao Renascimento.
No entanto, possuía algumas semelhanças com os pintores Renascentistas, como o fato de produzir obras predominantemente religiosas, utilizar-se de luz e sombra e perspectiva e de pintar vários auto-retratos.
3) Cite algumas características do estilo Barroco nas obras de Bernini e Caravaggio.
Caravaggio: Uso do chiaroscuro. Pintura com base religiosa. Expressa emoção e não razão. Cenas dramáticas. Composição assimétrica. A luz guia o olhar do observador.
Bernini: Presença de emoção e religiosidade, arte dramática e ornamentada, sombras acentuadas (chiaroscuro).
4) Nas obras de Rembrandt, quais são as características que você considerou mais relevantes.
As características mais relevantes nas obras de Rembrandt são que em suas