o amor
As principais inovações técnicas ocorridas na Europa foram:
¢ Uso do arado de ferro, que substituiu o arado de madeira.
¢ Introdução do sistema de cultura de três campos (rotação de culturas – trienal).
¢ Utilização do cavalo para puxar o arado e mudanças no modo de arriar estes animais.
¢ Difusão e aperfeiçoamento dos moinhos acionados por vento ou água, para moagem do trigo.
O sistema de rotação de cultura: Na primeira plantavam cereais, na segunda parte da terra plantavam leguminosas e a terceira parte da terra descansava. Aumentando a produção, cresce a população, isso ajuda o comércio e as cidades.
Revigoramento do comércio e cidades
Com o aumento da oferta de alimentos, já não havia necessidade de tanta gente trabalhando na agricultura. Então,os camponeses deixaram o campo e foram trabalhar nas cidades.Eles começaram a trocar o que produziam com os artigos feitos na cidade, o que estimulou o comércio e o artesanato local. A essa atividade dá-se o nome de escambo.
Comércio á Distância
A partir do séc. XI, o comércio á longa distância também cresceu na Europa, cidades como Gênova e Veneza compravam artigos de luxo e especiarias da Índia. Depois os revendiam com grande lucro na Europa.
As Feiras
As feiras medievais duravam de 15 a 60 dias e aconteciam uma ou duas vezes por ano e reunia mercadores de várias partes do mundo.
As Cidades
Na Idade Média,elas eram geralmente pequenas, com poucos moradores. A partir do século XI, com o aumento do artesanato e do comércio, as cidades cresceram e outras surgiram. Algumas nasceram próximas as feiras, outras ás margens dos rios, e outras ainda em torno dos castelos de um nobre. Os comerciantes, banqueiros e artesãos viviam em uma região afastada do centro da cidade: o burgo, eles eram chamados de burgueses e pertenciam a um novo grupo