“Considerações ou reflexões sobre os conceitos de técnica, tecnologia e tecnologia da informação e da comunicação (tic).
Com a comunicação verbal o homem aprendeu a se expressar de várias formas: falar, ler, escrever e interpretar formas de linguagens, decifrar códigos, desenvolver raciocínio, entender relações sociais, comportamentos, fatos e situações.
Com a evolução da escrita fomos progredindo até chegar, hoje, na comunicação digital, onde interagimos um com o outro por meio de mídias diversificadas, através de imagens, sons, textos, dispositivos digitais convergindo tudo isso para informação, comunicação e interação.
Naturalmente que, com tantas mudanças, a exigência para uma aprendizagem mais eficaz forçou o professor, que é um comunicador, a buscar novos meios de ensinar e se comunicar com o aluno, através de ambientes interativos como fóruns, salas de bate-papo, blogs e listas de discussão, sendo assim uma ferramenta mais eficaz de comunicação entre alunos e professores.
Com essa nova forma de educar foi criado o termo “Novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC)”, que faz com que a tecnologia na educação deixe aberta a possibilidade de que tecnologias inventadas para finalidades totalmente alheias à educação possam ficar tão ligadas a ela que se torna difícil imaginar como a educação era possível sem elas.
No que se refere à globalização, podemos citar a ciência, técnica e a tecnologia. Explicando cada uma delas, começaremos pela ciência sendo um sentido amplo de conhecimento ou saber que se adquire pela leitura e meditação, ou seja, um conjunto de conhecimentos relativos a um determinado objeto obtidos mediante observação e experimentação.
Falando sobre técnica (conjunto de conhecimentos desenvolvidos com a finalidade de equacionar soluções para problemas da ação associado ao “saber fazer”). Esta será denotada