Conservadores e positivistas
R= Os conservadores construíram suas obras contra a herança dos filósofos iluministas. A inspiração do pensamento conservador era a sociedade feudal, com sua estabilidade e acentuada hierarquia social. Os conservadores eram defensores apaixonados das instituições religiosas, monárquicas e aristocráticas que se encontravam em processo de desmoronamento. Na visão do mesmo a sociedade moderna estava em fraco declínio, eles não viam nenhum progresso numa sociedade cada vez mais alicerçada no urbanismo, na indústria, na tecnologia, na ciência e no igualitarismo. Na verdade, julgavam eles, a época moderna era dominada pelo caos social, pela desorganização e pela anarquia. Os positivistas eram conscientes de que não era mais possível retornar a sociedade feudal. A sociologia positivista considerava que a ordem existente era, sem dúvida alguma, o ponto de partida para a construção da nova sociedade. Tanto conservadores quanto positivistas presavam a ordem.
2) Apresente as características do pensamento de Saint-Simon e Auguste Comte.
R= Saint-Simon foi o primeiro pensador socialista. Saint defendia o industrialismo, que o industrialismo trazia consigo a possibilidade de satisfazer todas as necessidades humanas e constituía a única fonte de riqueza e prosperidade. O mesmo acreditava que os processos econômicos acabariam com os conflitos sociais e traria segurança para os homens. Defendia a união entre a ciência e a indústria, pois acreditava que era capaz de trazer ordem e harmonia para sociedade industrial.
Na visão de Comte, as ideias religiosas haviam há muito tempo perdido sua força na conduta dos homens e não seria a partir delas que se daria a reorganização da nova sociedade. Comte considerava um dos pontos mais altos de sua sociologia a reconciliação entre a “ordem” e o “progresso”, pregando a necessidade mutua destes dois elementos para nova sociedade.
3) Aponte as características do pensamento de Émile Durkheim.
R=