Consequências da mudança social
1
Prof. Everton da Silva Correa
2
Mudança social é toda e qualquer transformação na estrutura da sociedade ocorrida em um período de tempo relativamente certo.
3
A sociedade não é estática
Alguns exemplos mostram que as formas de organização de uma sociedade podem ser substancialmente alteradas por mudanças sociais.
A partir dessas mudanças, a história das sociedades vai assumindo formas próprias, específicas de cada sociedade. 4
Modernidade e Tradição
Uma das características mais marcantes da sociedade moderna tem sido sua capacidade de produzir e absorver mudanças sociais. Ora, cada grande mudança social representa uma certa ruptura com a tradição.
Entretanto, isso não significa necessariamente que as sociedades modernas tenham rompido inteiramente seus vínculos com o passado e com as tradições.
5
Mudança social e relações sociais
As mudanças sociais alteram a estrutura social e com ela também as relações sociais. As modificações por que passou a família, por exemplo, levaram a uma menor distância social entre pais e filhos.
Leitura complementar:
Queda de natalidade envelhece o continente europeu
(Adaptado de: Folha de S.Paulo, 10.04.99)
6
No ritmo das mudanças
O ritmo das mudanças sociais varia de sociedade para sociedade: é lento nas sociedades mais simples, como as pequenas comunidades isoladas, e acelerado e até vertiginoso nas sociedades industriais e pós-industriais, especialmente nas grandes cidades, onde a estrutura social apresenta maior complexidade. Se é fato incontestável que a sociedade está sempre em mutação, lenta ou acelerada, também é certo que as mudanças não têm o mesmo ritmo em todos os setores da sociedade, nem ocorrem das mesma forma nas diversas áreas da vida cultural e social.
7
Causas da mudança social
As mudanças sociais podem ser causadas pela ação de diversos fatores. A seguir, destacamos alguns deles.
8