consequencias e tratamento da vigorexia
Uma das consequências da vigorexia é a preocupação para a sobrecarga corporal, um tipo de reação que diz que algo está errado. Outras incluem insônia, irritabilidade, desinteresse sexual, fraqueza, falta de apetite, cansaço constante, dificuldade de concentração, etc. Normalmente esses “avisos” do corpo são ignorados na busca pela suposta grandeza e a ideia de que “isso não acontece comigo”.
Essa obsessão com o corpo perfeito, vigorexia, também produz uma importante mudança nos hábitos e atitudes do paciente, especialmente na questão alimentar. Os vigoréxicos vão se preocupar com o mínimo de ingestão de calorias, porque a sua beleza corporal depende da obtenção de nutrientes suficientes para sustentar e construir músculos; uma atitude que vai ocorrer durante todo o ano e não apenas em alguns períodos, quando o atleta alcança um objetivo desejado no corpo, o que é saudável e não pernicioso.
A vida do vigoréxico tem, como característica principal, o cuidado com o corpo. Suas dietas são cuidadosamente reguladas, sendo paranoico. A situação se agrava com utilização de esteroides anabolizantes, visando alcançar “melhores resultados”. Emocionalmente, de acordo com a estudos de Pope, uma possível consequência da vigorexia pode ser o TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), fazendo com que os pacientes se sintam fracassados, abandonando atividades sociais, inclusive o trabalho, com o objetivo de treinar e exercitar sem descanso.
Outros possíveis riscos da vigorexia é a infertilidade nas mulheres (devido à carga pesada de exercícios), a depressão (devido ao exagero, perdem a vida social, amigos, entre outras coisas), e o suicídio – por sempre estarem desconfortáveis e insatisfeitos com seu próprio corpo.
Tratamento
Vítimas da vigorexia exigem tratamentos especiais que envolvem a família, os amigos e a sociedade em geral para apoiá-los e ajudá-los a superar esta doença. As pessoas que são vítimas desta doença geralmente não percebem isso, e