anorexia anemia e vigorexia
É um transtorno alimentar de origem psicológica ou fisiológica, onde a pessoa deixa de se alimentar e com isso passa a registrar um emagrecimento fora do comum, chegando a ficar abaixo do peso mínimo normal para seu corpo. A doença atinge, ambos os sexos, na maioria dos casos, jovens do sexo feminino, sendo que pacientes do sexo masculino são 10% dos casos registrados. Anorexia tem uma característica de perturbação psicológica, resultando que a pessoa que possui essa doença ela acaba se enxergando diante do espelho muito gorda assim acaba tendo distúrbios alimentares, caracterizadas pela rejeição de uma alimentação em quantidades adequadas. Normalmente, devido à percepção errada do seu corpo, as pessoas anoréticas não admitem o problema. Se nada for feito para ajudar essas pessoas, a anorexia poderá levar a pessoa à morte.
Causas da anorexia
As causas deste problema são normalmente relacionadas com problemas psicológicos. Assim provocam ansiedades e distorções da realidade, tornando a rejeição dos alimentos uma obsessão. Estes problemas psicológicos podem ser causados por problemas emocionais, personalidade fraca e vulnerável a pressões externas, ou ainda, a fatores socioculturais. Cada vez mais existe uma pressão criada pela sociedade e mídia, ditando como devemos ser assim levando muitos adolescentes, principalmente mulheres, a adotarem conscientemente comportamentos que podem ser causadores da anorexia. Uma das medidas anti anorexia tomadas nos últimos tempos no sentido de alterar a imagem das modelos, é a adoção de índices de massa corporal mínimos que estas têm de ter para poder desfilar.
Consequências da anorexia
A anorexia se caracteriza pela rejeição dos alimentos. Assim, o organismo de um anorético não receberá os nutrientes necessários para funcionar corretamente, sofrendo por isso de diversas maneiras. Assim, uma pessoa que sofra de anorexia terá vários problemas de saúde a acompanhar esta doença mental, tais