Vigorexia
GALAVOTI;Andreia
GARCIA; Flavia Marcelli
GALVÃO; Rafael
ALMEIDA; Roberta Rojas de
ALMEIDA; Safiry Cristina
SILVA; Sarah Nunes da
LIMA;Vanessa Carvalho de
Vigorexia: transtorno dismórfico corporal
SOROCABA
2010
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
GALAVOTI;Andreia
GARCIA; Flavia Marcelli
GALVÃO; Rafael
ALMEIDA; Roberta Rojas de
ALMEIDA; Safiry Cristina
SILVA; Sarah Nunes da
LIMA;Vanessa Carvalho de
Vigorexia: transtorno disfórmico corporal
Trabalho realizado sobre a orientação da professora Denise, da disciplina de corporeidade, motricidade e educação física.
SOROCABA 2010
SUMÁRIO
*
* * Introdução
A adicção ou dependência ao exercício, também chamada de Vigorexia ou Overtraining, em inglês, é um transtorno no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma continua, com uma valorização fanática que exige constantemente seu corpo sem importar com eventuais conseqüências ou contra-indicações, mesmo medicamente orientadas.
A Vigorexia está nascendo no seio de uma sociedade consumista, competitiva, frívola até certo ponto e onde o culto à imagem acaba adquirindo, praticamente, a categoria de religião. A Vigorexia e, em geral os Transtornos Alimentares exemplificam bem a influência sociocultural na incidência de alguns transtornos emocionais.
* *
* *
1. Vigorexia: transtorno dismórfico corporal
O termo Vigorexia, ou Síndrome de Adônis, foi primeiro assim denominado pelo psiquiatra americano Harrisom G. Pope, da Faculdade de Medicina de Harvarde, Massachusetts. Os estudos de Pope foram publicados na revista Psychosomatic Medicine com a observação de que cerca de um milhão de norte-americanos, entre os nove milhões adeptos à musculação, podem estar acometidos pela patologia emocional. As