Consenso de washington
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
GEOPOLÍTICA, REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO
SÃO PAULO
2012
Sumário
Resumo - Texto 1 - Moisés Naím 3
Posição do autor 7
Resumo - Texto 2 - Mark L. Schneider 8
Posição do autor 10
Comparação 11
Resumo - Texto 1 - Moisés Naím
Ascensão e queda do consenso de Washington - O consenso de Washington ou a Confusão de Washington?
O consenso de Washington tinha como objetivo realizar reformas econômicas, porém, ocorreram mudanças no cenário político e econômico internacional que não tinham sido previstas e que exigiam novas respostas, mas estas complementavam e outras contrariavam as recomendações do consenso. Com isso os governos perceberam que seria necessária uma reformulação nas propostas com a inclusão de novas metas.
A criação de um nome global O consenso ocorreu no final dos anos 80, coincidindo com a queda do sistema soviético. Essa queda gerou uma necessidade de se organizar a vida econômica e política em muitos países, até mesmo dos que não faziam parte do bloco soviético. As decisões tomadas no consenso não foram devidamente implantadas pelos políticos, o que gerou resultados diferentes daqueles que foram prometidos.
A evolução do senso comum As reformas econômicas ocorridas geraram grandes debates entre os interessados pelas reformas. As recomendações políticas eram alvo de discussão que, pouco tempo depois de ter atingido certo grau de conforto com relação às novas ideias, um acontecimento colocava em dúvida a eficácia dessas ideias. As novas informações declaravam que havia a necessidade de mais reformas. As autoridades dos países tentavam instituir ideias que eram cada vez mais complexas e politicamente inviáveis. Havia uma evolução do senso comum com relação às reformas de mercado que podem ser divididas em quatro