Variedades de cana
2.1 Cultura Canavieira no Brasil
No estado de São Paulo a cultura da cana-de-açúcar tem passado por grandes transformações ao longo tempo. Mais recentemente, alterações em seu manejo têm ocorrido a partir da adoção da colheita mecanizada, sem a utilização da queima. De acordo com diferentes profissionais No setor sucroalcooleiro trata-se de uma “nova cultura”, onde existem mais perguntas do que respostas (Santos 2011).
Entre vários fatores limitantes à produção, destacam-se a ocorrência e a severidade de doenças, que se constituem em importantes justificativas para a substituição de variedades, devido ao decréscimo da produtividade provocado por elas. (Santos, 2011).
Devido as doenças no Brasil foram relatadas 40 entre todas as 177 (provocadas por fungos, bactérias, vírus e micoplasma) relacionadas em cana-de-açúcar em todo o mundo (Sanguino, 1998). Historicamente, na cultura da cana-de-açúcar no mundo, são consideradas em quatro as doenças mais importantes: carvão, raquitismo das soqueiras, escaldadura das folhas e mosaico da cana-de-açúcar. (Santos, 2011).
2.1.1 ORIGEM DA ATIVIDADE
Mais do que elemento essencial da formação do Brasil, a Cana-de-Açúcar transformou-se em parte integrante do imaginário do povo brasileiro. Na cozinha, desdobra-se em utilidades; na indústria, colabora para a produção de alimentos mais saudáveis, de fácil conservação. Dela vem o álcool combustível, a energia elétrica. Também pode produzir papel, plásticos, produtos químicos.
[pic]
Figura 1 Cana-de-açúcar versátil.
A Cana-de-Açúcar é versátil, palavra que, aliás, justificaria mais um hífen: cana-de-açucar-versátil. Se preferirmos, grama-de-açúcar-versátil, pois a cana é uma gramínea, cujo potencial, variado e complexo, ainda pode ser muito explorado. No Brasil, em menos de 1% das terras agricultáveis plantam-se 4,5 milhões de hectares de cana (duas vezes a área do Estado do Piauí),