Conselhos Deliberativos
De modo geral, observa-se que em diversas instituições de ensino de nosso município a comunidade não participação efetivamente no tocante a fiscalização, execução, pesquisa de preços e prestação de contas Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), talvez por não estar devidamente informada sobre a utilização correta e a importância deste programa, bem como do direito que lhe cabe como cidadão.
As famílias, assim como toda a comunidade escolar e local, podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos ou da sua comunidade, através dos Conselhos Escolares, pois é o colegiado representativo dos vários setores atuantes dentro da escola, tais como Pais, Alunos, Professores e Funcionários. Candidatar-se a uma vaga no Conselho Escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar os trabalhos desenvolvidos na escola e neste caso especial o PDDE da Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida.
Os Conselhos Escolares tem um importante papel no controle social do financiamento da escola, bem como de seu funcionamento, Para tanto, faz-se um maior esclarecimento para a chamada desta comunidade a participação, não só na fiscalização, mas no entendimento e na colaboração da aplicação do PDDE, bem como os demais projetos relevantes de sua comunidade.
Com o tema proposto, pretendemos ressaltar a importância da participação da comunidade na gestão dos recursos públicos e em especial da unidade educacional já citada.
Objetivando a melhora na participação da comunidade sobre as atividades de pessoas, órgãos, departamentos, ou sobre produtos, entre outros, para que os mesmos não se desviem das normas preestabelecidas pelo Conselho, além de envolver a comunidade, de tal forma, que deixe de ser um mero espectador e passe a ser atuante e participativo nas decisões e na fiscalização dos recursos públicos destinados a esta escola.
Através de reuniões mensais, discutir, propor, acompanhar e controlar os gastos que foram previamente