conselho
Curso de Especialização em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente –
MPC -Pólo Uruaçu
Disciplina: Promoção de Direitos Humanos
Ian é aluno do 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Pedro Malazart em uma cidade no interior do Tocantins. Constantemente tem apresentado uma agressividade em relação aos colegas de classe e também com os funcionários da escola, incluindo professores e demais funcionários que englobam a administração escolar. Sua pasta está repleta de advertências por diferentes atitudes, desde recusa a fazer tarefas, até agressão a colegas e desrespeito ao corpo docente escolar.
Sua mãe, D. Jandira já foi chamada diversas vezes na escola, porém nada adiantou. A mesma despreza o filho e também as duas filhas menores que Ian. Trabalha em um bar de um bairro afastado, local onde reside e atribui aos filhos a culpa de seus fracassos, diz ainda que tanto faz eles viverem ou não. Ian tem apenas 13 anos, diz que usa e vende drogas, as vezes fica sem alimentar pois sua mãe não faz comida para eles, nunca recebeu um abraço ou carinho de mãe.
Afirma que briga com os outros porque quer que alguém se irrite e o mate, pois precisa morrer antes dos 15 anos. Quando é advertido, não importa em assinar, pois diz que não vai dar nada, não há porque ele é menor. Caso haja medida educativa, tanto faz, depois vai continuar fazendo tudo outra vez pois ninguém manda nele.
Nesse caso, de acordo com o texto Concepções teóricas sobre violência e crianças e adolescentes, Ian sofre pelo menos dois tipos de violência: psicológica e negligência. A primeira se destaca por afetar diretamente a saúde mental e emocional da criança e adolescente. Manifesta pelo ato de discriminar, desrespeitar, isolar, rejeitar, aterrorizar, ignorar, corromper, depreciar e ou até criar expectativas imaginárias, irreais.
A segunda,ocorre quando os pais ou responsáveis falha em termos de atendimento às