Conselheiro
O que é Aconselhamento Cristão?
É a arte de conduzir pessoas à sanidade completa. É a arte de conduzir pessoas à saúde plena em todas as áreas da vida, através da Palavra de Deus.
Onde deve ser centralizado o Aconselhamento Cristão?
Em Cristo e na Escritura Sagrada.
Quais as duas palavras gregas usadas na bíblia para aconselhamento bíblico e o que elas significam? nouqetew (noutheteo) e parakalew(parakaleo). Baseados nos usos destes dois termos tentaremos formular nossa definição de aconselhamento bíblico. O primeiro deste termo (noutheteo) tem três significados básicos: admoestar, aconselhar e advertir e sempre da a ideia de mostrar ao irmão o seu erro através da Palavra de Deus e auxilia-lo na correção deste. O segundo termo (parakaleo), de acordo com Walter Bauer, tem cinco significados. O primeiro deles é chamar alguém ao lado. O segundo dá a ideia de convidar. Um terceiro significado é o de requerer, apelar para, rogar. O quarto significado é ode confortar, encorajar, incentivar. O último significado é o de consolar, conciliar, falar de maneira amigável.
Quais são os elementos essenciais enfatizados em todas as sessões de aconselhamento bíblico?
Entendimento do problema, Esperança, Mudança e prática.
Quais são os princípios pelos quais o conselheiro cristão deve estar atento, afim de que o aconselhamento seja eficaz?
Primeiramente, ele precisa levar em conta que, diante de si, está um ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus.
Em segundo lugar, o conselheiro cristão deve ter em mente que o mesmo Deus que criou este homem, também planejou redimi-lo através da vida e da morte de seu Unigênito Filho.
Em terceiro lugar, o conselheiro cristão deve refletir o amor, a misericórdia, a graça e a justiça de Deus àquele que o procura.
E, finalmente, que o objetivo do aconselhamento cristão é conduzir a pessoa a um relacionamento maduro com Cristo.