Consciência e lixo escolar
Tema: Consciência e lixo escolar
Apresentação:
Partindo do pressuposto e da necessidade da realização de projetos que viabilizem um trabalho voltado para a conscientização de indivíduos, buscando-se fazer com que as pessoas desenvolvam uma reflexão crítica e abrangente a respeito dos valores culturais da sociedade em que vivemos. O projeto lixo na escola é um trabalho que visa a promoção de ações integradas, visando a sensibilização para a diminuição do lixo produzido no ambiente escolar, buscando soluções para essa atitude comportamental, tem em vista a transmissão de conceitos e valores sobre o meio ambiente, bem como a importância de um ambiente limpo para a nossa saúde, convivendo assim em harmonia com o ecossistema. É papel da educação e dos educadores incentivar a prática e a conscientização na produção menor possível do lixo na escola e outros espaços de convivência tendo atitudes de respeito com o meio ambiente e consigo mesmo com medidas responsáveis e vida digna.
Justificativa:
Esse estudo é de suma importância, pois trará grande contribuição para a sociedade, tendo em vista que as ações conscientes sobre o lixo que produz. Deste modo, o referido projeto servirá de estímulo para a construção de novos valores e comportamentos que contribuirão para a transformação do educando em um cidadão consciente e responsável, através de uma conduta ética condizente ao exercício da cidadania. Despertando-se assim para a importância de uma nova postura ambiental, aprendendo a respeitar o seu meio próximo e o planeta. A questão do lixo vem sendo apontada pelos ambientalistas como um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, necessitando de alternativas para solucionar ou amenizar essa dificuldade.
Objetivo geral:
Despertar em nossos alunos a consciência de que o lixo é um problema grave e que a sua produção em nível alarmante pode trazer para a nossa sociedades muitos gastos aos cofres públicos, e desgastes ao meio ambiente.