Conscientização ambiental em Tempos de globalização
A Conscientização Ambiental em Tempos de Globalização
Introdução Este trabalho trata sobre as conferências para conscientização global estudadas em sala, porém de uma forma mais detalhada, onde apresentaremos os seus objetivos e seus resultados. Ao longo do relatório também foram anexados imagens e fotos para melhor entendimento do assunto.
1; Conferência de Estocolmo
1.1; O que foi a Conferência de Estocolmo?
A Conferência de Estocolmo, realizada em 1972 em Estocolmo, Suécia, visava à conciliação de desenvolvimento com preservação ambiental. Essa foi a primeira atitude mundial que tentou organizar as relações do Homem com a natureza.
Os cientistas da época já se preocupavam com o futuro do nosso mundo, já que eles estavam presenciados um desenvolvimento descontrolado das indústrias e a poluição atmosférica que elas causavam. Iniciou, então, a idéia de desenvolvimento sustentável.
1.2; Objetivos.
Os países mais desenvolvidos da época, ou seja, os países mais industrializados achavam que as fontes de vida e de matéria prima eram infinitas, o que causou um uso descontrolado e excessivo dessas fontes. Com isso, problemas como o secamento de rios e lagos, inversões térmica e ilhas de calor foram surgindo.
Tendo em vista esses problemas, era necessária uma convenção entre os países para que todos eles dessem sua parcela de ajuda para o mundo e para o meio ambiente. Foi quando a ONU decidiu inaugura a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente.
Problemas como a chuva ácida e a poluição do ar também foram colocados em discussão na presença de 113 países e mais de 400 instituições governamentais e não-governamentais.
1.3; A reação dos países.
Quem primeiro disponibilizou-se para a ajuda de proteção do meio ambiente foi os Estados Unidos, apoiada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A solução, para eles, era diminuir, ou até mesmo acabar, com as