Consciencia Negra
Tal questão é relevante desde que o negro pisou em terras brasileiras, não voluntariamente, mas como fruto da necessidade europeia, mais especificamente portuguesa, de utilizar mão de obra escrava a seu próprio benefício. Os objetivos para os quais esses homens e mulheres foram recrutados em próprio território denotaram a necessidade do lusitano de então, patriarcal, personalista e aventureiro, de imaginar um mundo inteiro dominado pelos seus.
Nos dias atuais, a cultura do povo negro pôde se espalhar expressivamente, ainda que constitua a representação de uma minoria populacional no estado do Paraná, local onde a colonização de outrora foi feita principalmente por povos europeus, numa preconceituosa maneira de pensar e agir direcionada por ideologias racistas, nas quais o modo de povoamento feito deveria ser guiado por estes estrangeiros, dando foco a italianos, alemães, eslavos e asiáticos, com ênfase para os imigrantes do Japão. O legado dos cativos antepassados da maior nação sul americana não vem agregado em simples e poucas questões sociais hoje detectáveis, mas em toda uma aglomeração cultural proveniente do que esses indivíduos puderam oferecer, criar e transformar desde quando foram trazidos.
Para que fosse viável a conclusão e sucesso das pesquisas e documentos levantados, o grupo se valeu de conhecimentos antecedentes no âmbito acadêmico, no que tange ao tema aqui abordado, pressupondo que os materiais dispostos para estudo no próprio acervo de sociologia e filosofia do colégio Adventista do Boa Vista