MODELO RESENHA IV UNIDADE
BULHÕES, HUGO. O ETHOS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA FRIBOI NA REVISTA VEJA: ENTRE O SUJEITO, A ENCENAÇÃO E A INCORPORAÇÃO.
Bruna Brenda Borges de Melo - 3ºA
Hugo Bulhões Cordeiro formado em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE) atuante na área de ensino; concluindo seu Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem interessantes pesquisas sobre a área publicitária. Onde busca inovadoras formas de explicitar aos leitores o quão curioso e vasto é, o entendimento psíquico, cultural e social das propagandas publicitárias nos dias de hoje. Nas primeiras páginas do seu artigo O ETHOS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA FRIBOI NA REVISTA VEJA: ENTRE O SUJEITO, A ENCENAÇÃO E A INCORPORAÇÃO.
Já é notória a riqueza da utilização de teorias vastas, tendo como base autores de grande variedades contidas no texto. Autores esses que dedicam seus estudos a Análises do Discurso. Baseando-se em explicações diversas da intencionalidade publicitária em seu meio sócio-discursivo que tem como, ferramenta chave, o poder de persuadir seu público alvo. O foco do seu artigo é a utilização das propagandas do FRIBOI, expostas no primeiro semestre de 2014 que serviu para uma visão amplamente crítica; sobre as linguagens sócio-históricas e ideológicas sobre as quais estão contidas, constantemente, em propagandas diversas na publicidade. Tendo intenções explícitas ou não, as estratégias para persuadir o seu público alvo, a Propaganda vai além de ser uma demonstração de um produto, mas sim um estereótipo social visivelmente constante do século XXI. Onde pessoas não só querem a utilização de algum determinado produto – No caso, os produtos alimentícios do FRIBOI- mas sim um estilo de vida, ou até mesmo, uma tentativa de enturmar-se com a classe social que tem acesso e utiliza os determinados produtos. Com as estratégias imagéticas, a linguagem e o personagem (Toni Ramos)