RELATORIO I UNIDADE
Campus Caraúbas
Departamento de Ciências Exatas e Naturais
Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Disciplina: Laboratório de Mecânica Clássica
Paquímetro
Victória Shirley Câmara Ferreira
Caraúbas-RN
Novembro de 2014
RESUMO
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
INTRODUÇÃO
Neste experimento foram utilizados um paquímetro e uma régua para medição de uma porca, foram retiradas as medidas e calculados os volumes, em seguida foram comparados para avaliar qual dos dois é mais preciso.
FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
Paquímetro é um instrumento utilizado para conotar a distância entre dois lados opostos num objeto, é ajustado entre três pontos, retirado do local e a medição é lida na sua régua. O nónio ou escala de Vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma medição de colapso decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. Ele apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = (i + 1) - L/n, onde L é comprimento do nônio, n é o número de divisões do nônio e i é a parte inteira dada pela divisão de L/n.
Os elementos do paquímetro são:
1. Orelha fixa
2. Orelha móvel
3. Nônio ou vernier *(polegada)
4. Parafuso e trava
5. Cursor
6. Escala fixa
7. Bico fixo
8. Encosto fixo
9. Encosto móvel
10. Bico móvel
11. Nônio ou vernier (milímetro)
12. Impulsor
13. Escala fixa de milímetros
14. Haste de profundidade
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta