Consci Ncia Fonol Gica

827 palavras 4 páginas
Consciência fonológica: relação com a aprendizagem da leitura e da escritaConheça a evolução das capacidades e reações auditivas do seu bebé desde que nasce até aos 4 anos de idade. Por Drª Lúcia Magalhães, Terapeuta da Fala.

Desde o nascimento, o bebé está exposto a uma grande variedade de estímulos sonoros, necessitando de um sistema auditivo e neurológico íntegro para ser capaz de receber, percecionar, discriminar e processar os sons (Sim-Sim, 1998).
Inicialmente, o recém-nascido começa por assustar-se perante um som muito forte.
Aos 3 meses, responde à voz ou som suave.
Dos 3 aos 6 meses, orienta a cabeça para a voz da mãe e em direção a uma fonte sonora.
Progressivamente, a criança desenvolve discriminação auditiva, definida como a capacidade para detetar a presença do som e distingui-lo de outro diferente (Sim-Sim, 1998).
O bebé começa a reagir preferencialmente a sons da voz humana, a reconhecer e distinguir vozes, particularmente a da mãe, e mais tarde, é capaz de distinguir sons (ex: “ba” ? “pa”).
Dos 9 meses aos 13 meses, a criança compreende o significado de sequências de sons em contexto, começando a responder a questões do tipo “Onde está o cão?” ou “Dá a bola”.
Por volta dos 36 meses de idade, a criança é capaz de discriminar todos os fonemas da sua língua, iniciando o desenvolvimento da consciência fonológica.
Por volta dos 3-4 anos a criança discrimina os sons da respectiva língua materna e apresenta sensibilidade às regras fonológicas da mesma.
O que é e qual a importância da consciência fonológica?
A consciência fonológica refere-se a uma capacidade metalinguística para identificar e manipular os fonemas ou sons que constituem a língua materna.
Representa uma capacidade complexa em que a criança começa a identificar e a refletir que o discurso é constituído por um conjunto de frases, e que estas podem ser segmentadas em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em unidades mínimas, ou seja, os fonemas (Freitas, Alves e Costa, 2007).
Segundo

Relacionados

  • Consci Ncia Fonol Gica E Dist Rbio De Leitura E Escrita Relato De Caso
    7178 palavras | 29 páginas
  • projeto
    10843 palavras | 44 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas