Conquista
O BRASIL COLÔNIA – 1500/1750
Francisco Carlos Teixeira da Silva
DESCOBRIMENTO OU CONSTRUÇÃO DO BRASIL?
Cabral não descobriu o Brasil, pois a terra não estava abandonada ou sem dono, havia quase três milhões de índios que já ocupavam a terra. Apenas haveria descoberta do ponto de vista da ignorância européia.A terra nova a que chegou Cabral e seus homens era um mundo desconhecido para eles, portugueses, e só para eles (os portugueses, e por extensão, os europeus) descobriram algo novo.
Não se descobriu um país em 1500, mas sim, deu-se um encontro entre povos, culturas e civilizações. E deste encontro de civilizações surgirá um país novo. Assim, o Brasil foi construído através de lutas e alegrias.
CONQUISTA E EXPLORAÇÃO DO NOVO MUNDO
Dentro da própria cristandade dá-se um interesse crescente pela busca de jazigas de minério. Porém as minas descobertas esgotavam-se rapidamente.
Ao mesmo tempo, com a retomada do crescimento econômico após a crise do século XIV, assiste-se a uma recuperação geral dos preços dos metais preciosos e, no mesmo período tornam-se famosas algumas cidades do Maghreb pela afluência de ouro em pó que servia de elemento de troca entre mercadores árabes e cristãos.
Alguns Estados da Europa mediterrânea habilitavam-se para empreender a busca desse ouro africano. Porém, Portugal oferecia melhores condições de se impor como um poder naval. Ele,foi um dos pioneiros no processo de unificação nacional.
A REVOLUÇÃO DO MESTRE DE AVIS E A REORIENTAÇÃO PARA ULTRAMAR
Entre 1383-1385, dá-se a crise mais profunda. A nobreza atravessava uma ampla crise em decorrência da crise geral do feudalismo no século XIV e via na união com Castela uma forma de ter acesso a mais terras. Contra a grande nobreza colocavam-se os interesses da pequena nobreza e os comerciantes e artesãos.
A nobreza via no ataque à África a possibilidade de acesso ao ouro e às especiarias levantinas.E, surgia ao mesmo tempo, a