Trab. de histologia
FMU
Educação Física
Histologia Humana
Tecido Epitelial
Prof.
Data
2013
Sumario
Características gerais do Tecido Epitelial pag 1
Classificações e formas do Tecido epitelial pag 2-8
Referencias pag 9
Características gerais do Tecido Epitelial
O tecido epitelial tem como sinônimo epitélio e é constituído por um aglomerado de células semelhantes e justapostas, ou seja, uma camada de células coesas entre si, revestindo externamente a estrutura corporal de muitos vertebrados realizando também a delimitação das cavidades internas, bem como formação dos órgãos e glândulas.
Sua principal função é revestir a superfície externa do corpo, os órgãos e as cavidades corporais internas. A perfeita união entre as células epiteliais fazem com que os epitélios sejam eficientes barreiras contra a entrada de agentes invasores e a perda de líquidos corporais. Os epitélios são caracterizados por serem constituídos de células com diferentes formas (prismáticas, achatadas, entre outras) e uma ou mais camadas celulares, com pouca ou virtualmente nenhuma matriz extra-celular nem vasos entre elas.
Pode originar-se does 3 embrionários.
Ectoderme: epitélios de revestimento externos (epiderme, boca, fossas nasais, orifício retal).
Endoderme: epitélio de revestimento do tubo digestivo, da árvore respiratória, do fígado e do pâncreas.
Mesoderme: endotélio (vasos sangüíneos e linfáticos) e mesotélio (revestimento de serosas).
As funções no organismo, proteção do corpo, absorção de substâncias do meio, secreção de substâncias úteis e percepção de sensações, dependendo do órgão onde se localiza. Os tecidos epiteliais são classificados em dois tipos principais: epitélios de revestimento e epitélios glandulares. Tortora e Bryan (2010)
Esse tipo