Conquista e colonização portuguesa na América - História
Um dos primeiros colonizadores a portar na costa Atlântica foi Pedro Álvares Cabral em 1500, a partir disso iniciou-se a conquista das terras com a finalidade de reconhecer o litoral em um primeiro momento foram muitas as expedições exploradoras. Além dos portugueses, Corsários franceses e navegantes espanhóis também aportavam com o intuito de explorar essa região, então a coroa portuguesa enviou as expedições guarda-costas. Os primeiros exploradores portugueses foram aventureiros, traficantes de madeira e de animais, náufragos e criminosos condenados, eles estabeleciam contatos com os indígenas e adaptavam-se, constituindo famílias. Alguns como, Caramuru e João Ramalho orientavam e intermediavam negociações com os indígenas, viabilizando assim a exploração dos recursos naturais da região.
A exploração do pau-brasil
A primeira atividade lucrativa praticada pelos portugueses na América foi a exploração do pau-brasil. Este que era utilizado pelos europeus para a preparação de uma tintura avermelhada com a qual tingia-se tecidos.
Na fase inicial da exploração, a relação entre indígenas e portugueses baseava-se no escambo. Os portugueses forneciam objetos desconhecidos pelos indígenas, em troca da extração e transporte do pau-brasil até as feitorias. Essas feitorias, além de servirem como armazém e fortaleza, também eram utilizas como ponto de negociação.
O início da colonização
A Coroa Portuguesa decidiu promover a sua colonização, no intuito de garantir posse do seu território na América. Assim, em 1532, uma expedição colonizadora foi enviada, comandada por Martim Afonso de Souza, que no mesmo ano fundou a primeira vila oficial da América portuguesa, São Vicente.
O sistema de capitanias hereditárias
As capitanias hereditárias foi um sistema implantado em 1534, afim de impulsionar a ocupação e povoamento do território. Estas, eram grandes lotes de terra concedidos pelo governo de Portugal, para portugueses de posses, os donatários.
Cada