conjunções, classificações e o valor semantico
nome: jonathan Oliveira Carneiro turma: 2002 numero: 13 professor(a): denise tema: as conjunções: classificação e valor semântico.
introdução
conjunções são palavras invariável que relaciona duas orações ou dois termos que tem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção dão se o nome de locução conjuntiva.
Classificações
As conjunções são classificadas de modo com o tipo de relação que estabelecem. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas. Já, as conjunções que relacionam orações dependentes, ou seja, que ligam a oração principal a uma oração que lhe é subordinada são chamadas de conjunções subordinativas exemplo O professor explicou o conteúdo e os alunos fizeram os exercícios. e: conjunção coordenativa - liga orações independentes
Se o professor explicar o conteúdo, os alunos poderão resolver os exercícios.
Se: conjunção subordinativa - liga orações dependentes explicação Coordenativas[editar | editar código-fonte]
Aditivas[editar | editar código-fonte]
"Aditivas": ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como etc.
Exemplo:
Lucas foi no mercado e no açougue
Adversativas[editar | editar código-fonte]
"Adversativas": ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente. São elas: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc. Antes das Conjunções adversativas a vírgula é obrigatória.
Exemplo:
A mãe dele morreu, porém ele não chorou
Conclusivas[editar | editar código-fonte]
"Conclusivas": ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. Servem para dar conclusões