Adicione amigos ao seu calendário
PROFESSORA: RENATA JUTINO – renatalj@fag.edu.br
Caro acadêmico,
Devido à suspensão das aulas, peço que faça a leitura e interpretação do conteúdo a seguir. Pois a revisão acerca do mesmo será realizada em sala de aula. Desta forma, redija um texto entre 20 e 25 linhas sobre a importância da comunicação para sua área profissional, realize o trabalho de acordo com as normas (Fonte: Times New Roman; tamanho 12, espaçamento 1,5 e parágrafo justificado), após, faça uma análise do texto destacando o uso dos conectores, informe ainda o tema central e as ideias secundárias.
O material solicitado deve ser enviado ao meu e-mail até a data de 09/08/09, somente assim sua frequência será registrada.
O TEXTO COMO UNIDADE DE SENTIDO
Essa unidade de sentido pressupõe que: 1. o significado de uma parte não é autônomo, mas depende das outras partes com que se relaciona; 2. o significado global do texto não é o resultado de uma mera soma de suas partes, mas de uma certa combinação geradora de sentidos.
Conceito de texto:
Segundo Koch e Travaglia
"O texto será entendido como uma unidade linguística concreta, que é tomada pelos usuários da língua, em uma situação de interação comunicativa específica, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma função comunicativa reconhecível e reconhecida, independentemente da sua extensão. " (Koch e Travaglia, 1989)
De acordo uma das leituras possíveis, discurso é a prática social de produção de textos. Isto significa que todo discurso é uma construção social, não individual, e que só pode ser analisado considerando seu contexto históricossocial, suas condições de produção; significa ainda que o discurso reflete uma visão de mundo determinada, necessariamente, vinculada à do(s) seu(s) autor(es) e à sociedade em que vive(m).
Texto, por sua vez, é o produto da atividade discursiva, o objeto empírico (conhecimento de mundo) de análise do discurso; é a construção