Conjuntura econômica
Autor(a): Gustavo Casseb Pessoti
Olá,
O objetivo nessa primeira aula de Conjuntura Econômica é lhe instrumentalizar de conceitos relativos à avaliação da atividade econômica, com base no conhecimento da teoria econômica. Vamos conhecer a dinâmica do sistema econômico (principais teorias) e as relações das variáveis econômicas, como forma de estabelecer um pré-requisito para a análise da conjuntura econômica, alvo desse programa.
CONCEITO DE ECONOMIA
A palavra economia, etimologicamente vem de uma dupla combinação do grego (oikos nomos), significando, ao pé da letra, aquele que administra uma casa. De forma mais generalizada, a economia pode ser entendida, dentro desta questão de semântica, como a administração da “coisa pública” ou o conjunto de decisões normativas utilizadas para administrar recursos.
A economia passou por muitas evoluções na sua concepção teórica até que se pudesse amplificar o seu conceito e adequá-lo ao ramo das ciências sociais. O termo foi estudado pelas mais diversas escolas do pensamento econômico, até que se chegasse a um denominador comum e universal sobre a proposta real de análise das ciências econômicas.
Para efeitos do nosso estudo, vamos simplificar e dizer que economia é uma ciência social que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos escassos, a fim de produzir diferentes bens e serviços a atender às necessidades de consumo.
Paulo Sandroni, em seu Novíssimo Dicionário de economia (1999) – material esse que é obrigatório para todos aqueles que querem aprender as principais expressões do “economês” -, corrobora essa definição anterior. Segundo este autor, a economia é assim definida:
Ciências que estudam a atividade produtiva. Focaliza estritamente os problemas referentes ao uso mais eficiente de recursos materiais escassos para a produção de bens (SANDRONI, 1999, p.?).
Esta ciência também estuda as variações e combinações na alocação dos fatores de produção (terra,