Ouro_ferro

424 palavras 2 páginas
Extração de ouro
Existem muitos tipos de metais no universo, sendo que apenas alguns conseguem estar sozinhos ou não naturalmente, ou seja, não precisam de outros átomos para se estabilizar, tais elementos metálicos são chamados de metais nobres. Dentre eles o ouro é o mais notável, pois além de seu brilho raro, possui propriedades especiais como alta condutividade elétrica e antioxidação.
Para extraí-lo da natureza existem vários tipos de processos, pois o ouro pode ser encontrado em forma de liga (junto com mercúrio) ou encontrado junto de minérios como a cavalerita e a silvanita.
Quando achado em liga metálica, o seu processo de extração é menos complexo, não necessitando de “química”, e sendo feita através da moagem das rochas para soltar as partículas desejadas e após por flotação que separa os metais da escória.
Após a concentração, a amálgama (ouro mais mercúrio) é aquecida até certa temperatura, fazendo-se evaporar outros elementos, restando apenas o ouro que tem ponto de ebulição muito maior.

Tabela – Pontos de ebulição de alguns metais.

O outro processo é através de reações químicas, usando minérios de ouro como a calaverita (AuTe2).

A princípio o mineral precisa ser separado de outros do solo, e para isso também se utiliza a moagem e os processos de concentração. Após a desagregação, o ouro precisa ser extraído da sua molécula de origem fazendo-se reações químicas como a que utiliza cianeto e zinco (lixiviação).

Extração do ferro
O ferro é um dos elementos metálicos mais abundantes na face da terra, ficando atrás somente do alumínio, estima-se que 5% em volume da crosta terrestre sejam desse elemento. Por causa de suas propriedades como dureza e tenacidade também é muito utilizado na fabricação de diversos itens e construções.
Diferentemente dos metais nobres, ele não pode ser encontrado “sozinho” tendo que ser obtido a partir de reações químicas de seus minerais. Entretanto como os outros se encontra misturado no solo e

Relacionados