conjuntura economica
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
Natália Santos Matos Oliveira
AVALIAÇÃO VIRTUAL: CONJUNTURA ECONÔMICA
Salvador
Abril de 2015
QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)
Caracterize a Política Fiscal adotada neste Governo e analise suas interferências para a realidade explanada no texto. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
Política fiscal é aquela em que o governo utiliza com os programas sociais e econômicos os recursos que arrecadou de todas as sociedades por meio dos impostos e tarifas. No Brasil, de acordo com o Ministério da Fazenda é conduzida com alto grau de responsabilidade fiscal, com um uso equilibrado dos recursos públicos de forma a contribuir com a estabilidade, o crescimento e o desenvolvimento econômico do país. No entanto, a política fiscal expansionista brasileira acaba tendo gastos maiores que a arrecadação de tributos, contribuindo com o baixo crescimento econômico abordado no texto e a alta da inflação, uma vez que estão diretamente ligados a como o governo gerencia esta política fiscal. Sendo assim, é de extrema importância que haja uma retaliação dos gastos públicos para que a economia se estabilize novamente.
QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)
Insira a Política Monetária na mesma provocação da questão 1.
Política monetária é um mecanismo de intervenção governamental para controlar o volume da moeda em circulação, visando aumentar a renda e controle da inflação, que tem como principal instrumento para controla-la a taxa de juros. O texto aponta para o aumento da inflação e preços administrados pelo governo. Este por sua vez, vem adotado o aumento da taxa de juros para tentar reduzir a inflação. De acordo com o Comitê de Política Monetária em ata do dia 12\03\2015 as taxas de inflação elevadas geram distorções que levam a aumentos dos riscos e deprimem os investimentos. Taxas de inflação elevadas subtraem o poder de compra de salários e de transferências, com repercussões negativas sobre a