Conheça o Vivenda
Além disso, 82% da população das classes D e E diz sentir necessidade de alguma reforma em suas casas para viver com mais qualidade de vida. Porém, na prática, apenas 31% gasta com material de construção e serviços na área. O principal motivo que leva as pessoas a não reformarem suas casas é a falta de acesso ao crédito, vez que muitas casas encontram-se localizadas em terrenos irregulares.
Foi para sanar esse problema que o empreendedor Fernando Assad, o especialista em urbanização de favelas Marcelo Zarzuela e o arquiteto Igiano Lima, se juntaram para criar o Vivenda, um programa que fornece “kits reformas habitacionais” para moradores de favelas urbanas de forma simples e rápida. Os kits foram estruturados para diminuir o nível de insalubridade das moradias e aumentar sua qualidade estética. Possuem o valor de 1.5 a 4 mil reais, podendo ser parcelado em até 12 vezes e são entregues em até 15 dias após a contratação.
Em apenas um ano desde a sua criação, protótipos já foram realizados, a empresa começou a faturar e recebeu investimentos para escalar sua operação. Até o final de 2013, 40 famílias já haviam sido beneficiadas.
No Brasil, a questão habitacional é uma das maiores demanda da população, representando um verdadeiro campo frutífero para as atividades empreendedoras sociais. É preciso estar de olhos abertos, pois nunca se sabe de onde