conhecimentos gerais
Silvio Barros – Prefeito de Maringá
Toda a base do regime democrático parte de um processo de escolha, onde as pessoas precisam ter a maturidade e o discernimento para julgar e então depositar o voto de confiança nos candidatos para depois saber se eles realmente eram dignos dela. No caso de errar o julgamento, só se pode corrigir a falha quatro anos depois quando muito prejuízo já está consolidado. A relação com o eleitor exige portanto do candidato Honestidade e Transparência além de um compromisso muito forte com o interesse coletivo acima do individual.
Isso coloca em cheque conceitos profundos sobre o que é politicamente correto e o que é administrativa e tecnicamente necessário.
Muitas vezes decisões difíceis precisam ser tomadas e como não existe unanimidade já que invariavelmente alguém se sentirá prejudicado, algumas destas decisões são impopulares. Aí entram em conflito conceitos de Popularidade e Credibilidade.
O índice de aprovação popular é considerado essencial para manter a governabilidade e o suporte político, inclusive do poder legislativo, no entanto em muitas circunstâncias só o prefeito e sua equipe tem conhecimento de todas as implicações atuais e futuras das decisões que precisam ser tomadas e as conseqüências de não tomá-las, ainda que sejam aparentemente impopulares.
A popularidade pode ser reconquistada mas a credibilidade, uma vez perdida dificilmente se retoma.
O verdadeiro diagnóstico da estrutura e da situação da máquina administrativa, da qualidade de seus recursos humanos e materiais, além de sua real situação financeira raramente vem ao conhecimento público. Primeiro porque fica parecendo desculpa ou revanche política colocando a culpa nos antecessores, e depois porque pode comprometer a esperança das pessoas que não consigam ver com clareza as alternativas possíveis de solução, ou ainda porque alguns percebem que a saída será dolorosa, e seus