Conhecimento Metodológico
O conhecimento científico é real. (factual). Lida com ocorrência de fatos, com “toda forma de existência que se manifesta de algum modo”. Verdade absoluta. Tem veracidade ou falsidade de suas hipóteses comprovadas através de experimentos e não apenas pela razão como ocorre no conhecimento filosófico.
2) O que são ciências formais e ciências factuais? Quem foi o primeiro teórico que classificou as ciências dessa forma? Essa divisão, que é válida até os dias atuais, leva em consideração quais aspectos?
Quanto ao conteúdo: Rudolf Carnap, para ele, as ciências dividem-se em:
* Formais: Contém apenas enunciados analíticos. Sua veracidade depende unicamente do significado de seus termos e sua estrutura lógica.
Factuais: Além dos enunciados analíticos, contém os sintéticos. Sua verdade depende também dos fatos a que os significados se referem.
3) Defina: o que é método?
É um conjunto de atividades sistemáticas e racionais, que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo. Conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.
4) Marconi e Lakatos asseveram que “não há ciência sem o emprego de métodos científicos” (2001, p. 44). Explique: a que se deve esse fato?
Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos. Em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam esses métodos são ciências. Dessas afirmações, podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é restrita a ciência. Mas não há ciência sem o emprego desses métodos.
5) No desenvolvimento histórico dos métodos científicos, muitos estudiosos reformularam as concepções metodológicas vigentes ora a partir da razão ora a partir da experiência, entre eles Galileu Galilei, Francis Bacon e Descartes.