“Procedimentos Metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica”
No artigo as autoras buscaram abordar os aspectos sobre a importância da utilização da pesquisa bibliográfica. Destaca-se algumas formas de encaminhar e construir um processo de pesquisa que implica em uma sequencia de procedimentos de busca de soluções, atento ao objeto de estudo, e que, por isso, não pode ser feito de forma aleatória.
As autoras caracterizam a pesquisa como um processo no qual o pesquisador tem uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define intrinsecamente inacabado e permanente.
Apresenta algumas especificidades da pesquisa bibliográfica, que é histórico pois tem determinado tempo podendo ser transformado, possui consciência histórica, apresenta uma identidade com o sujeito, é intrínseca e extrinsecamente ideológica porque veicula interesses e visões de mundo porem se submete a limites e impostos por esquemas atuais e é essencialmente qualitativo.
Ao longo do artigo divide-se em 3 sessões: Apresenta a importância de expor com clareza o método cientifico do qual parte o pesquisador, na segunda seção sinaliza as formas de construção do desenho metodológico e a escolha do procedimento que permite realizar a classificação do material e do conteúdo a ser pesquisado; e a terceira sessão aborda a exposição do percurso de pesquisa realizado, direcionando ás formas de apresentar e de analisar os dados obtidos.
Desenvolvimento
As autoras dão inicio ao artigo falando um pouco sobre a exposição do método de uma forma mais teórica , e os primeiros passos na definição do percurso metodológico. Desta forma o processo de pesquisa se constitui em uma atividade de ensino e a atualizada frente a realidade. Com isso o processo de apreensão e compreensão da realidade inclui as concepções teóricas e o conjunto de técnicas definidas pelo pesquisador para alcançar respostas ao efeito proposto.
No artigo presente aborda-se a importância do posicionamento do pesquisador em meio ao processo de