Conhecimento cientifico
Significado da palavra ciência:
Verbete: ciência [Do latim scientia.] S. f. 1. Conhecimento (3).
Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição, sabedoria.
Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio.
A Atitude Científica
O que diferencia a atitude científica do senso comum são muitos fatores. Antes de tudo a ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata das coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade.
Pode-se dizer que o conhecimento cientifico opõe-se quase em todos os pontos ao senso comum.
- É objetivo, procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.
- É quantitativo, busca medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para as coisas que parecem ser diferentes. Dessa maneira por exemplo as diferenças de cor são explicadas por um mesmo critério.
- É homogêneo, procura leis gerais de funcionamento que são as mesmas para fatos que nos parecem diferentes. Por exemplo, a lei universal da gravidade, lei da ação e reação, entre outras.
- É generalizador, pois reúne individualidades, percebidas como diferentes, sob as mesmas leis, os mesmos padrões e critérios de medidas, mostrando que possuem a mesma estrutura.
- São diferenciadores, não reúnem e nem generalizam por semelhanças aparentes, mas distinguem os que parecem iguais, desde que obedeçam estruturas diferentes.
- Só estabelecem relações causais depois de investigar a natureza ou estrutura do fato estudado e suas relações com os outros semelhantes ou diferentes. Assim por exemplo um corpo não cai (lei da gravidade) por ser pesado ou não, mas sim pela gravitação do local.
- Afirma que pelo conhecimento, o homem pode liberta-se do medo e das superstições, deixando de projetá-las no mundo.
- Procura renovar-se e modificar-se continuamente, não sendo